quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

ULTIMA CONFERENCIA SERRALVES "GENÉTICA E EVOLUÇÃO HUMANA"

2007-12-10 ÀS 21.30 (ingressos na fundação a partir das 20.00H, estudante 2.5 euro)

Rosalind Harding
A cientista britânica Rosalind Harding, da Universidade de Oxford, profere quinta-feira uma conferência sobre genética no encerramento do ciclo "Crítica do Contemporâneo", no Auditório de Serralves. "Diversidade Genética: uma perspectiva antropológica" é o tema da comunicação de Rosalind Harding, que é reconhecida pelo seu trabalho no domínio da interacção entre a evolução humana e a doença.

O seu trabalho de investigação cobre diversas áreas da genética populacional e da antropologia biológica. Membro do grupo de Genética Matemática no Departamento de Estatística de St. John's College, Universidade de Oxford, Harding, investigou a variação populacional dos genes da hemoglobina.




A compreensão destes genes exigiu o recurso a estudos interdisciplinares sobre genética médica, genética da população estatística e a antropologia biológica.

A sua pesquisa permanece com muitas características interdisciplinares, mas actualmente está mais direccionada para os estudos evolutivos das bactérias patogénicas, muito importantes na medicina, partilhando estes interesses com outros grupos de investigação no departamento de Zoologia da Universidade de Oxford.

Mais recentemente tem colaborado no John Radcliffe Hospital, em investigações na área da microbiologia línica e da pesquisa de doenças infecciosas. Numa parceria com o Mathematical Genetics Group do Departamento de Estatística da Universidade de Oxford, Harding procura utilizar as novas tecnologias para monitorizar o genoma de grande número de estirpes bacterianas.

A cientista britânica está particularmente motivada para identificar novas estirpes patogénicas, assim como as consequências do uso alargado de antibióticos e as relações genéticas entre as chamadas "boas" e "más" bactérias.

Esta é a última das Conferências Internacionais do Ciclo "Crítica do Contemporâneo", que se realizou desde Março e que trouxe ao Auditório de Serralves diversos nomes de referência internacional nas áreas da Política, Educação e Biologia.

Sem comentários: